Governo do Canadá
Saltar todos os menus (tecla de acesso: 2) Saltar o primeiro menu (tecla de acesso: 1)
Idiomas Contacte-nos Ajuda Pesquisar Sítio do Canadá
Home Canada and the Americas CanadaInternational
Consulado Geral do Canadá no Rio de Janeiro Consulado Geral do Canadá em São Paulo
Embaixada do Canadá em Brasília
Embaixada do Canadá em Brasília
Sobre a Embaixada
Notícias e Eventos
Assistência a canadenses
Vistos e Imigração
Negócios e Investimentos
Relações Canadá - Brasil
Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional
Educação e Cultura no Canadá
Turismo no Canadá
Sobre o Canadá
Sobre o Brasil

FAQs - Dúvidas e perguntas mais frequentes
 Novidades

Dúvidas Frequentes

O setor de vistos e imigração do Consulado Geral do Canadá em São Paulo está empenhado em oferecer um serviço eficiente e de qualidade aos seus clientes no Brasil. Para isso, passa a adotar uma nova tecnologia (código de barras) visando facilitar e agilizar o processo de solicitação e emissão de vistos para o Canadá. Mesmo com o aumento do número de pedidos, o Consulado quer continuar assegurando um alto nível de atendimento. Segue abaixo uma lista das dúvidas mais frequentes que podem surgir em virtude da mudança nos procedimentos para solicitação de visto.

Como eu faço para encaminhar um pedido de visto sem ir pessoalmente ao Consulado canadense?

70% dos pedidos de visto de residência temporária feitos no Brasil são processados sem a necessidade do solicitante comparecer pessoalmente ao setor de vistos em São Paulo. A forma mais rápida e fácil para solicitar um visto de visitante, estudos, ou trabalho, é através dos serviços fornecidos pelos despachantes e agentes de viagem. Favor não enviar pedidos por correio.

Como eu faço para encontrar um despachante ou agente de viagem?

Você pode consultar a agência de turismo que está organizando sua viagem ao Canadá, ou pesquisar na internet. Tente usar palavras-chave como: “vistos consulares”, “despachante consular”. A decisão de utilizar os serviços desses profissionais é de livre escolha e fica a seu critério. Nenhum agente ou despachante receberá tratamento preferencial. Assim, qualquer agente ou despachante que ofereça esse serviço pode ser usado.

E se eu quiser vir pessoalmente ao Consulado?

Utilizar um agente ou despachante é opcional. Você é bem-vindo para apresentar seu pedido de visto pessoalmente. Se esta for a sua opção, siga as seguintes instruções que estarão em vigor a partir de 16 de maio de 2005:

- Você deve primeiramente ligar para (11) 5509-4343 para agendar o dia da entrega do pedido. Você deve ligar de segunda à quinta-feira, das 08:00h as 12:30h, e das 13:30h as 17:00h, e na sexta-feira das 08:00h as 13:30h. Lembre-se que a lista de espera pode ser longa.
- Você deverá se apresentar no Setor de Vistos das 09:30h às 11:00h da manhã, de segunda à quinta-feira, no dia previamente agendado, trazendo a documentação necessária para um pedido de visto. Para saber mais sobre quais documentos devem ser apresentados, clique aqui.
- Não serão aceitos pedidos feitos pessoalmente sem agendamento prévio.

Qual o prazo para ter o meu pedido analisado e processado se eu vier pessoalmente ou se for através de despachante?

O nosso prazo para processar um pedido de visto de residência temporária em ambas as situações (pessoalmente ou através de despachante/agente de turismo), é de dois dias úteis. Por exemplo, se seu pedido for recebido na segunda-feira entre 09:30h e 11:00h, na maioria dos casos o passaporte estará disponível para retirada na quarta-feira entre 15:00h e 16:00h. Em algumas situações em que o oficial de imigração solicitar documentos e verificações adicionais, exames médicos, etc., o processo pode levar mais tempo do que o normal.

Precisarei de uma entrevista?

As entrevistas decorrentes da solicitação de visto de residência temporária, estudos, ou trabalho, poderão ser solicitadas a critério do oficial de imigração, podendo ser realizadas no momento da entrega do pedido ou por telefone. Lembramos que a solicitação pessoal do visto não dá direito a uma entrevista ou qualquer vantagem em relação aos pedidos feitos através de despachantes ou agências de turismo.


Data da última atualização:
2005-05-05

Topo da página
Avisos importantes