Chaîne en direct
Transmissão em inglês
[Ouça Ouça ] 

[Ouça Ouça ] 
Transmissão em francês
[Ouça Ouça ] 

[Ouça Ouça ] 
Transmissão multilingue
[Ouça Ouça ] 

[Ouça Ouça ] 
Especificações técnicas »

www.cbc.cawww.radio-canada.ca
 
 
PROGRAMAS - CANADÁ DIRETO
[Consulte o horário »]

[Ouça ]
ÁUDIO
[Íntegra da entrevista com o brigadeiro Sérgio Freitas, adido de Defesa para Estados Unidos e Canadá (6 min. 39 seg.)  ]

Companhia Vale do Rio Doce finalmente compra a Inco e vira a segunda maior mineradora do mundo 
Terminou em final feliz, pelo menos para os brasileiros, a mais longa novela da indústria de mineração do Canadá. Na última quinta-feira, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) pagou cerca de US$ 13,3 bilhões por mais de 75% das ações da Inco. 
A Vale ainda estendeu sua oferta de C$ 86 por ação até o dia 3 de novembro. Até lá, a companhia brasileira pretende arrematar o restante das ações da empresa canadense. O valor total da compra da Inco deve ultrapassar os US$ 17 bilhões, o que faz dessa transação internacional a maior da história brasileira.  
Cris Medeiros acompanhou nesta semana a vinda de Roger Agnelli a Toronto. Na principal cidade do país, o executivo brasileiro foi oficialmente apresentado como o novo patrão da Inco. 
 
Há 20 anos, Inco era odiada pelos moradores de Sudbury 
Nesta semana, ao comprar a Inco, a Companhia Vale do Rio Doce não adquiriu apenas a segunda maior produtora de níquel do mundo. A empresa canadense é um patrimônio nacional, que não só está associada à história do desenvolvimento industrial do Canadá, como também faz parte de várias etapas do avanço tecnológico do mundo. 
Ao comprar a Inco, a Vale incorporou a seus quadros os melhores engenheiros e técnicos do mundo na área de níquel. Porém, seus administradores não são bem cotados. Tanto que em Sudbury, sede da empresa, pessoas pichavam nos muros, duas décadas atrás: "Eu odeio a Inco". 
Para os canadenses, a Inco é um ícone - que o Canadá acaba de perder para uma multinacional brasileira. Cris Medeiros tem outros detalhes. 
 
Alunos que falam português têm o maior índice de abandono e reprovação das escolas de Toronto 
Uma pesquisa realizada pela direção das escolas públicas de Toronto indicou que o maior índice de reprovação escolar da cidade está entre os alunos vindos da comunidade de expressão portuguesa (portugueses, angolanos, moçambicanos e brasileiros, entre outros).  
Nos últimos cinco anos, 43% dos alunos da 9ª série, que têm em média 15 anos, simplesmente abandonaram a escola. Na comunidade chinesa, por exemplo, o índice de abandono é de 12%. 
Leila Monteiro Lins, correspondente do "Canadá Direto" em Toronto, tem outras informações. 
 
Exposição em Montréal sobre Santos-Dumont marca os 100 anos do primeiro vôo do 14-Bis 
O feito de Alberto Santos-Dumont, realizado há um século em Paris, foi lembrado nesta quarta-feira na sede da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), aqui em Montréal. 
A exposição serviu para lembrar a todos que, se não fosse o pioneirismo de inventores como Santos-Dumont, não haveria hoje no mundo uma organização internacional para regulamentar a aviação civil. 
Nada mais normal que fazer na ICAO uma homenagem ao "pai da aviação" e, assim, comemorar o centésimo aniversário do famoso vôo de Santos-Dumont. 
Ouça reportagem de Hector Vilar, que foi à inauguração da exposição. 
 
Ouvinte da semana 
Ligaram para o “Canadá Direto” usando o Skype: Edson da Silva Bezerra, de Tucuruí, Pará, e Franciele de Oliveira Meira, de Nioaque, no Mato Grosso do Sul. Os dois elogiaram o programa e disseram que querem que o “Canadá Direto” dure mais tempo e seja diário. Você concorda? Estamos aguardando a sua ligação. 


LINKS
[Companhia Vale do Rio Doce »]
[Inco »]
[International Civil Aviation Organization - ICAO »]


[Arquivos anteriores »]

 
Carteiros de Vancouver se recusam a entregar planfleto religioso
27 de outubro de 2006 - A justificativa é que o material incita o preconceito, porque contém declarações contra os homossexuais e a Aids. A remessa postal está endereçada a centenas de casas na zona Leste da cidade, onde se concentra a maior parte dos usuários de drogas e prostitutas. A direção dos Correios afirma, no entanto, que a empresa não pode fazer censura e precisa cumprir o contrato de distribuição. Mais informações com Gisele Dutra, em Vancouver.
[Ouça ] [Download ]

POR CARTA: 
1400, boulevard René-Lévesque Est 
Montréal (Québec) 
Canadá 
H2L 2M2 
 
POR TELEFONE (Brasil): 
(11) 3711-2993 
 
PELO SKYPE: 
rcibrasil 
 
POR EMAIL:

brasil@rcinet.ca

NOVOS HORÁRIOS E FREQÜÊNCIAS (válidos até 25/03/2007) 
 
Você pode ouvir o “Canadá Direto” por ondas curtas, ao vivo, todas as sextas-feiras às 20:00 UTC pelas freqüências 15305 ou 17765 kHz. 
 
O programa é reprisado outras 17 vezes no fim de semana. Anote os horários (UTC) e freqüências (kHz): 
 
- Sextas-feiras, sábados e domingos pelas freqüências 15305 ou 17765: às 20:00, às 20:30, às 21:00 e às 21:30. 
- Sextas-feiras, sábados e domingos pelas freqüências 11990 ou 15305: às 22:00 e às 22:30. 
 
Você também pode ouvir o "Canadá Direto" pela Internet, a qualquer hora, todos os dias da semana. Os programas anteriores são arquivados e podem ser ouvidos no site.



Apresentação e direção:  
• Hector Vilar
 
Colaboração:  
• Cris Medeiros
 
Reportagem: 
• Gisele Dutra (Vancouver) 
• Leila Monteiro Lins (Toronto)


 




Primeira página - Dados sobre o mundo
Horários e frequências - Relatório de recepção - Rádios associadas
Comunicados - Quem somos? - Entre em contato - Novidades
 
Direitos de reprodução e difusão reservados
Radio Canada International