o Guia do desenvolvedor
do Flickr: API

Para começar

Para começar a usar a API do Flickr:

  1. Solicite uma chave de API para assinar suas solicitações de API.
  2. Leia as Regras da Comunidade e os Termos de uso da API.
  3. Crie, crie, crie. Teste, teste, teste.
  4. Inicie (e, se for um aplicativo de interesse para a comunidade do Flickr, crie um perfil para o seu aplicativo no App Garden do Flickr).

Coisas que você precisa saber

API

  • Documentação: Aqui está a documentação para toda a API do Flickr. Você pode encontrar aqui todos os métodos e feeds disponíveis, além dos detalhes do kit API.
  • Autenticação: O fluxo de autenticação do Flickr foi criado para garantir que as contas dos nossos usuários estejam seguras. Solicitamos que os usuários acessem o Flickr para autenticar um aplicativo de terceiros (como o seu), em vez de permitir que alguém possivelmente mal-intencionado controle o nome de usuário/senha. Não fazemos quaisquer exceções. Esta abordagem oferece suporte a todos os tipos de aplicativos, de sites a clientes móveis e decodificadores de sinais. Analise cuidadosamente a documentação para escolher o fluxo mais apropriado à sua integração.
  • Limites: Uma vez que a API do Flickr é muito fácil de usar, também é muito fácil fazer mal-uso da mesma, o que ameaça todos os serviços que contam com a API do Flickr. Para ajudar a evitar isto, limitamos o acesso à API por chave. Se o seu aplicativo tiver 3600 consultas por hora em toda a chave (o que representa a reunião de todos os usuários de sua integração), você estará bem. Se detectarmos abusos em sua chave, precisaremos invalidar a chave ou desativá-la para preservar a funcionalidade da API do Flickr para os outros (incluindo a nós mesmos!). Também rastreamos o uso de outros fatores para garantir que nenhum usuário da API faça mal-uso do sistema.
  • Segurança dos dados: Não armazene todos os dados de usuário, como tokens de autenticação, um local central. Fazendo isto, você cria um alvo atraente para hackers acessarem várias contas de uma só vez.
  • Otimizando consultas de API: Buscas e chamadas localizadas consomem mais ciclos da CPU do que simples pesquisas de dados e podem levar mais tempo para serem executados. Além disso, fique atento para a disponibilidade de parâmetros “extras” nas consultas de API, que podem ajudar a reduzir a quantidade de chamadas que você precisará fazer. Confira nosso Blog de código para obter algumas dicas, como esse post sobre Resposta de foto padrão.
  • Privacidade: Todo usuário tem uma configuração de privacidade padrão para fotos carregadas em sua conta. Siga este padrão fazendo upload com estas configurações ou apresentando-as como a opção pré-selecionada em uma lista de opções de privacidade. Você pode obter este padrão pela flickr.prefs.getPrivacy chamada de API. Verifique este padrão diariamente caso o usuário o tenha alterado. Se o seu projeto for apresentar as opções de privacidade para um usuário escolher, use os termos padronizados do Flickr: Público, Amigos, Família, Amigos e Familiares, Particular.
  • Cache de curto prazo: Seu aplicativo pode armazenar em cachê os resultados e imagens da API por 24 horas para ajudar a reduzir a carga de API.
  • Revogando chaves de API: Revogamos as chaves para integrações que violem nossos Termos de uso da API e as Regras da comunidade. Portanto, certifique-se de ler tudo cuidadosamente.
  • Usando o url curto "flic.kr": Se você gostaria de usar um url curto para uma foto, pode usar o url flic.kr nativo abreviado. O formato é: flic.kr/p/[short-photo-id] em que a ID da foto abreviada é uma conversão base58 da ID da foto. Você pode encontrar mais informações e exemplos de códigos neste post do Grupo da API do Flickr.
  • Solicitando chaves: Você pode solicitar uma chave API aqui. Não podemos alterar em que conta uma chave é processada, assim, certifique-se de não solicitar a chave na conta pessoal de um desenvolvedor, pois se ele sair, você terá maior dificuldade de controlar sua chave de API do Flickr.

Práticas recomendadas

  • Deixe os usuários saberem o que está acontecendo quando você interage ou modifica suas fotos. Por exemplo, você deve informar ao usuário se estiver adicionando tags a uma imagem carregada.
  • Não é bom fazer captura de tela do flickr.com. A API é a forma escalonável de obter esses dados e mecanismos de captura de tela também são bloqueados rotineiramente.
  • Os fotógrafos fazem o upload das fotos com uma determinada relação entre eixos. Respeite estas dimensões de foto. As miniaturas quadradas são uma exceção para possibilitar a navegação.
  • Ao criar links com o Flickr, insira links de volta para a página da foto e não para um url de hospedagem que contenha o termo "farm”, o qual não fornece qualquer contexto ou metadados para a foto.

Recursos

Não oferecemos suporte técnico para a API do Flickr. No entanto, aqui estão alguns recursos, caso você tenha uma dúvida ou problema:

Coisas bem feitas

  • App Garden: O Flickr tem um “jardim de aplicativos” para exibir os aplicativos na API do Flickr. Preencha uma página de perfil para que a chave de API do seu aplicativo seja incluída, especialmente se você tem uma ferramenta de upload, pois esta é solicitada na página da foto como fonte da ferramenta de upload. Perguntas frequentes.
  • Blog do Flickr: O blog.flickr.net é onde postamos comunicados e compartilhamos ótimas fotos.
  • Twitter: O twitter.com/flickr é onde compartilhamos comunicados rápidos com links para nosso blog. Esta é uma conta somente para comunicados e não monitorada, portanto, entre em contato conosco diretamente pelo nosso site se você tiver qualquer dúvida ou comentário.
  • API Explorer : Na parte inferior da página API, que descreve um método, temos uma ferramenta chamada API Explorer, onde você pode experimentar argumentos para um método e ver o retorno. Veja um exemplo: flickr.photos.getInfo
  • Estatísticas de uso de API: Confira estatísticas precisas sobre o uso da API do Flickr, além de um gráfico de utilização útil, acessando a página de estatísticas da chave do seu aplicativo. Você pode encontrar a página de estatísticas acessando os Aplicativos criados por você e clicando no link "estatísticas" próximo de cada aplicativo.